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Vitaminas D e ômega 3 ajudam no sentimento de bem-estar

Pesquisadores do centro de pesquisa de Oakland, na Califórnia, identificaram um importante papel da vitamina D e do ômega 3 para o sentimento de bem-estar. Segundo eles, as substâncias regulam a produção de serotonina — hormônio que influencia no humor, em tomadas de decisão e no comportamento social.

Atualizado em 06/03/2015

Substâncias regulam a produção de serotonina — hormônio que influencia no humor, em tomadas de decisão e no comportamento social

Pesquisadores do centro de pesquisa de Oakland, na Califórnia, identificaram um importante papel da vitamina D e do ômega 3 para o sentimento de bem-estar. Segundo eles, as substâncias regulam a produção de serotonina — hormônio que influencia no humor, em tomadas de decisão e no comportamento social.

Alguns distúrbios clínicos, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), bipolaridade, esquizofrenia e depressão ocorrem por causa de baixos níveis de serotonina no cérebro.

— Nós ligamos a produção e de serotonina à vitamina D e ao ômega-3. Isso sugere que esses micronutrientes são importantes para melhorar o funcionamento do cérebro e afetar a maneira como nos comportamos — afirma Rhonda Patrick, uma das responsáveis pelo estudo.

Outro estudo também concluiu que níveis adequados de vitamina D são essenciais na manutenção da saúde óssea. Baixos níveis da vitamina podem causar osteomalácia em adultos e raquitismo nas crianças. As duas doenças estão relacionadas ao enfraquecimento dos ossos.

Já o ômega 3 está presente, principalmente em peixes como sardinha, enchova, cavala e salmão. Duas porções por semana reduzem o risco de câncer.