Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

NOTÍCIAS

Por que os hipocondríacos ficam mais doentes

Novo estudo que avaliou 7 mil pessoas mostrou que os hipocondríacos correm maior risco de ter problemas graves de saúde. O problema afeta 2% da população

Atualizado em 26/12/2016

Você é hipocondríaco ou tem uma preocupação excessiva com a sua saúde? Pois isso pode trazer problemas em vez de ajudar. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica BMJ Open, pessoas que são excessivamente preocupadas com sua saúde também são mais propensas a realmente desenvolver alguns problemas sérios, como doenças cardíacas. 

A “ansiedade de saúde” ou hipocondria é um mal que afeta cerca de 1% a 2% da população. Para saber se a saúde dessas pessoas é melhor ou pior do que o restante da população, pesquisadores noruegueses analisaram dados de saúde de 7.052 pessoas participantes de um grande estudo de saúde realizado pelo Serviço Nacional de Triagem de Saúde e pela Universidade de Bergen, ambos na Noruega. Além dos dados já existentes, coletados ao longo de 13 anos, os pesquisadores analisaram a saúde e os níveis de ansiedade dos participantes em relação à sua saúde, segundo informações da rede americana CNN.

Os resultados mostraram que 3,3% dos participantes tiveram um ataque cardíaco ou ataque de angina. Embora seja pouco, os autores concluíram que o número de pessoas com ansiedade de saúde neste grupo era o dobro daquelas sem o problema. Em suma, aqueles com altos níveis de ansiedade de saúde corriam um risco 70% maior de desenvolver doença cardíaca. Segundo os autores, a ansiedade deve ser considerada um fator de risco para doença cardíaca coronariana.

Fonte: BBC Brasil