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10 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Vários alimentos podem auxiliar no controle do nível de colesterol no sangue, dentre eles aqueles que possuem fitoesteróis em sua composição, como verduras, legumes e o creme vegetal que contenha este componente.

Atualizado em 06/10/2015

 
Atividade física e consultas médicas frequentes são a garantia da prevenção
 
Que alimentação saudável e prática de exercício físico ajudam a melhorar a saúde do coração todos já sabem. A realização de exames periódicos e consultas com o cardiologista também podem colaborar. Além disso, vários alimentos podem auxiliar no controle do nível de colesterol no sangue, dentre eles aqueles que possuem fitoesteróis em sua composição, como verduras, legumes e o creme vegetal que contenha este componente, de acordo com a nutricionista Christiane Vitola. 
 
— Por terem estrutura química semelhante, os fitoesteróis competem com o colesterol para a absorção no intestino. Dessa forma, a presença dos fitoesteróis faz com que a absorção do colesterol seja reduzida e, consequentemente, haja uma diminuição de seus níveis na corrente sanguínea. 
 
Em homenagem ao Dia Mundial do Coração, celebrado no último dia 29, confira uma lista uma lista de dez alimentos que reduzem o colesterol e melhoram a saúde do órgão!
 
Farelo de aveia 
 
De acordo com a nutricionista, o farelo de aveia é um alimento rico em fibras solúveis, como a betaglucano, que traz o benefício de diminuir as taxas de colesterol do sangue. 
 
— Seu consumo habitual pode ajudar a diminuir a taxa de LDL, pois ele contém substâncias que podem reduzir a síntese de colesterol no fígado.
 
Óleos vegetais e sementes 
 
Alimentos como óleos vegetais, castanhas, sementes, produtos integrais, frutas e vegetais possuem os chamados fitoesteróis, compostos vegetais que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo. No entanto, seria necessário ingerir quantidades muito grandes desses alimentos para alcançar reduções significativas no colesterol, explica Christiane. 
 
— A forma mais prática de atingir o valor recomendado é por meio da inclusão de duas colheres de sopa (20g) de creme vegetal que contenha fitoesteróis, por três semanas, para uma redução de até 15% do LDL-colesterol “ruim”
 
Azeite extra virgem 
 
Rico em antioxidantes, que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, o azeite extra virgem possui efeito protetor contra uma série de doenças cardiovasculares. 
 
— O consumo de azeite está associado a baixos níveis de colesterol “ruim” (o LDL-colesterol) devido a presença das gorduras poli e monoinsaturadas.
 
Salmão 
 
Para a especialista, o salmão é uma ótima alternativa para aumentar a ingestão das gorduras chamadas ômega 3. 
 
—  Os benefícios desse tipo de gordura são bem estabelecidos e se referem a  ação anti-inflamatória e protetora do coração decorrentes da menor formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos e no papel adjuvante na redução dos triglicérides. 
 
Em conjunto com o controle da pressão arterial, o ômega 3 figura como um aliado para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e AVC (acidente vascular cerebral), explica
 
Castanha do pará 
 
Christiane afirma que o alimento é rico em nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio, além de selênio, mineral com ação antioxidante.  
 
— O consumo de uma castanha por dia pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e obesidade por ter ação antioxidante e ser rica em gorduras insaturadas
 
Linhaça 
 
A nutricionista explica que a linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde, como fibras, ômegas 3 e ácidos graxos, vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. 
 
— Ela contém importantes quantidades de ômega 3, por isso, pode ser uma grande aliada na prevenção  de doenças cardiovasculares,  ao contribuir na diminuição das taxas de colesterol total e de LDL colesterol (“ruim”) e aumentar as de HDL colesterol (“bom”)
 
Brócolis 
 
Além de ser uma boa fonte de vitamina C, fornece vitamina A, ácido fólico, cálcio e ferro, o brócolis é rico em bioflavonoides, uma substância antioxidante que previne danos causados nas artérias. Christiane ainda ressalta que o alimento fornece outros benefícios ao coração. Segundo ela, as fibras presentes podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol
 
Fonte: R7