Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

TIRE SUAS DÚVIDAS E DESCUBRA QUAIS SÃO OS TESTES DA COVID-19 DISPONÍVEIS PARA VOCÊ

A melhor forma de saber se você foi infectado pelo novo coronavírus é realizar uma avaliação médica. Para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames para coronavírus que são realizados em laboratórios de confiança, hospitais ou na rede pública de saúde. Atualmente, os testes mais comuns para a COVID-19 são o PCR e a Sorologia.

 

DIFERENÇA ENTRE OS EXAMES PARA CORONAVÍRUS:

IMPORTANTE: um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença e neste caso o médico pode solicitar exames complementares.

 

SOROLOGIA

Quer saber se já teve COVID-19?

Para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, existe o exame de sorologia. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10° dia de inìcio dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse não deve ser encarado como um exame confirmatório de uma infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o Coronavìrus.

SOROLOGIA IGM E IGG OU IGA E IGG

São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM (ou IgA) e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do décimo quarto dia, tempo que leva para os anticorpos serem detectados de maneira confiàvel. Ressaltamos que um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença.

 

REALIZAÇÃO E AGENDAMENTO DE EXAMES:

Para pacientes sem sintomas não é necessário agendamento?e o teste pode ser realizado diretamente em nossas unidades de atendimento regulares (com exceção das unidades dedicadas).  

No particular, não é necessário pedido médico. Caso o atendimento seja via convênio, o pedido médico é obrigatório. 

Para pacientes com sintomas, o exame é feito apenas em unidades dedicadas com agendamento prévio ou ligue para: 71 3338-8555

RT-PCR

Está com sintomas e quer saber se tem Covid-19?  

O RT-PCR é o teste que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostra obtida por meio de swab (cotonete) na mucosa nasofaringe (nariz e garganta). É um teste indolor, porém pode ser incômodo a alguns pacientes.  

É realizado em unidades dedicadas dos nossos laboratórios, somente com agendamento prévio e pedido médico. Normalmente o vírus da COVID-19 é detectado entre o 2º e o 12º dia de sintomas, por isso esse é o período recomendado para diagnóstico.

ONDE FAZER O TESTE DE COVID-19?

Confira abaixo os endereços disponíveis para realizar os testes para coronavírus: