O que é o Teste do Pezinho?
Ele é um exame de sangue importantíssimo para identificar precocemente algumas doenças congênitas, de origem genética, metabólicas, hormonais ou infecciosas.
Estas doenças não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida, mas podem afetar o desenvolvimento da criança.
Ao diagnosticar as doenças precocemente, é possível começar o tratamento adequado nas primeiras semanas de vida do bebê e evitar consequências graves no futuro.
A coleta de sangue deve ser, preferencialmente, no calcanhar dos bebês, por ser uma região com muitos vasos sanguíneos e a coleta realizada rapidamente com um único furinho.
O Teste deve ser feito após as primeiras 48 horas do bebê e até o 5º dia de vida. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém quanto mais cedo a coleta for realizada mais precocemente será iniciado tratamento dos pacientes afetados.
Prematuros devem seguir a orientação do pediatra para uma nova etapa de exames, após 30 dias.
O Teste é apresentado em 3 versões: BÁSICA, PLUS e MASTER.
O exame na versão BÁSICA é obrigatório e gratuito no Brasil desde 1992. Ele engloba as doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias.
A rede privada oferece o Teste ampliado nas versões PLUS e MASTER.
A versão PLUS detecta mais seis doenças, além das mencionadas na versão básica, entre elas, toxosplamose congênita e hiperplasia adrenal congênita.
A versão MASTER é capaz de diagnosticar até 48 patologias.
O Teste do Pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.
O dia 6 de Junho é considerado o Dia Nacional do Teste de Pezinho.