Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Dr. Leme Responde - Porque é importante renovar sempre a vacina contra gripe?

A Influenza ou gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia. Ela é responsável por um grande número de internações hospitalares e absenteísmo no trabalho.
 
Com a proximidade de períodos mais frios e chuvosos, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e aglomerados, onde a propagação da doença, através de gotículas de saliva, acontece com maior incidência.
 
Medidas de higiene como lavagem das mãos e uso de álcool gel podem ajudar a diminuir a incidência.
 
A vacinação contra Influenza é a forma mais barata e eficaz de se proteger. Essa vacina deve ser tomada o quanto antes, pois o efeito não é imediato e pode demorar de 3 dias até 3 semanas a depender do organismo. 
 
Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, ele não provoca gripe. Estudos científicos demonstram que indivíduos que se vacinam anualmente contra a gripe desenvolvem maior resistência à doença. Pessoas acima de 6 meses de idade, inclusive gestantes, devem fazer uso da vacina todos os anos.
 
Foi aprovada pela ANVISA 2 tipos de vacinas Influenza para o ano de 2017: a trivalente (Influenza A/Michigan - H1N1; Influenza A/Hong Kong - H3N2, e Influenza B/Brisbane) e a quadrivalente (que além dos vírus já citados, protege também contra Influenza B/Phuket).
 
O vírus H1N1 sofreu mutação e está ainda mais agressivo, portanto, quem se vacinou há mais de 6 meses já pode fazer o uso da nova vacina. 
 
Fonte: Tharita Teixeira - Gerente Técnica do Centro de Vacinação Imuniza