Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Dr. Leme Responde - Quais são os principais cuidados com a saúde da mulher?

A mulher desenvolve diversos papéis na sociedade: profissional, mãe e esposa são alguns exemplos.

Com tantas tarefas, as pressões sobre ela se intensificaram, levando ao aparecimento de estresse, depressão, insônia, aumento do peso, alterações do ciclo menstrual e outras doenças.

As mulheres são a maioria da população brasileira, vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente. A mortalidade das mulheres por infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), derrame e hipertensão arterial passou a ser maior que a dos homens nos últimos anos.

Pensando na saúde feminina, listamos algumas dicas que irão ajudar a prevenir doenças e lidar com o dia a dia:

1. Controle o seu estresse. O estresse não é apenas desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, aumentando os riscos de doenças cardíacas. Tente reduzi-lo fazendo uma coisa de cada vez e não se preocupando com antecipação. Aprenda a dividir o tempo para conciliar vida pessoal e vida profissional, estudo e lazer.

2. Pratique atividades físicas variadas regularmente. Elas trazem uma série de benefícios para a saúde, reduzindo o risco de doenças. Mas a melhor notícia é que melhoram o humor e a autoestima.

3. Não faça dietas malucas. Organize a rotina alimentar mantendo uma alimentação saudável: alimente-se a cada três horas, consuma hortaliças e frutas diariamente, evite o consumo de frituras e óleos, controle o sal e o consumo de doces e açúcares. A chave é ter moderação. Procure sempre trabalhar com uma mistura de proteínas magras, gorduras saudáveis, carboidratos e fibras e você estará no caminho certo.

4. Beba muito líquido, preferencialmente água.

5. Mantenha um bom padrão de sono. As necessidades de sono diferem de uma mulher para outra, mas se você tem dificuldade para sair da cama, se cansa facilmente ou tem dificuldade de concentração, você provavelmente não está dormindo o suficiente.

6. Faça sexo seguro e com prazer. O sexo reduz o stress e pode diminuir o risco de doenças crônicas, mas somente se ele for bom para você. Se algo está impedindo sua satisfação sexual, tais como secura ou dor, converse com seu médico para encontrar uma solução.

7. Tenha um ginecologista de confiança. Ele irá orientar os seus exames preventivos e mamografia no tempo certo. Vá ao médico ao menos uma vez por ano.

8. Conheça seu corpo, tanto fisicamente como mentalmente.

9. Mantenha um cuidado com a pele, os cabelos, as unhas, para se manter jovem e bonita.

10. Saiba lidar com falhas, não queira ser sempre perfeita. Respeite seus limites. Não existe Super Mulher!

 

Fonte: Dra. Maria Betânia Senna - Assessora Médica