Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Dr. Leme Responde - Alimentos que ajudam a curar a ressaca: mito ou verdade?

Náuseas, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e diminuição de habilidades motoras são os sintomas mais comuns causados pelo excesso de álcool no organismo.

Além de ser tóxico para o sangue, o consumo de álcool provoca desidratação, causa alterações hormonais e desajusta as citocinas (proteínas responsáveis por regular a intensidade das respostas imunológicas)

É verdade que alimentos ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos ou açúcares, podem aliviar a ressaca após o uso excessivo de bebidas alcoólicas. Os melhores, neste caso, são aqueles que não dão muito trabalho ao fígado.

Veja alguns deles:

  • Água. O álcool é um diurético, desidrata o corpo, por isso, é preciso repor imediatamente os níveis de líquido no organismo. Deve ser a primeira substância a ser ingerida logo quando acordamos e antes de dormir.
  • Suco de fruta. A frutose das frutas dá ao corpo energia instantânea, e pode até mesmo ajudar a aumentar o metabolismo para se livrar das toxinas do álcool. Além disso também contém vitaminas e água em abundância para a reidratação. De preferência os sucos de laranja e maçã.
  • Ovos. São ricos em aminoácidos, como a cisteína e a taurina. A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas (enjoo, mal estar e dor de cabeça) causados pela decomposição do etanol pelo fígado.
  • Tomates. O suco do fruto (rico em açúcares simples) combate a hipoglicemia (redução do nível normal de glicose no sangue) causada pela ressaca, ajuda na hidratação e ainda contém licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo.
  • Leite. É rico em cálcio e costuma aliviar a gastrite provocada pelo álcool. Também contém cisteína, um aminoácido que digere o acetaldeído produzido quando o corpo tenta processar o álcool ingerido.
  • Banana. Fonte de potássio. O álcool causa desidratação e diminui a quantidade de potássio no sangue, que pode ser reposto com essa fruta, rica, também, em vitamina B6.
  • Atum. É rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que, por ser vasodilatadora, favorece a correta irrigação sanguínea dos tecidos, fornece oxigênio e elimina toxinas. Outro peixe bom para melhorar os sintomas da ressaca é o salmão, fonte de vitaminas do complexo B.

Caso exista alguma doença como diabetes, hipertensão, colesterol alto é necessário consultar um médico e um nutricionista para uma dieta personalizada.

Fonte: Dra. Maria Betânia Senna - Assessora Médica