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DR. LEME RESPONDE

Como evitar o sedentarismo para ter uma vida mais saudável?

Sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física. O conceito de uma pessoa sedentária tem relação com a quantidade de calorias que ela gasta semanalmente, seja em atividades esportivas ou nas tarefas do dia a dia. Para ser considerada uma pessoa ativa é preciso queimar 2.200 calorias por semana, ou cerca de 300 calorias por dia. 

O Ministério da Saúde divulgou que apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com regularidade. A prática regular de atividades físicas é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como 30 minutos diários de atividades físicas, cinco vezes por semana.

Ainda segundo a OMS, a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. 

Problemas causados pelo sedentarismo: 

  • Obesidade;
  • Perda de massa muscular;
  • Cansaço; 
  • Baixa resistência
  • Problemas cardíacos; 
  • Dores articulares e musculares; 
  • Pressão alta; 
  • Alto nível de stress;
  • Má postura. 

Benefícios da prática de exercícios: 

  • Redução ou manutenção do peso;
  • Aumento de desempenho; 
  • Aumento da eficiência cardíaca e pulmonar; 
  • Melhora dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose; 
  • Ossos mais fortes; 
  • Diminuição da pressão sanguínea; 
  • Redução da ansiedade; 
  • Melhora da autoimagem.
  • Auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes;

Antes de começar uma atividade física é importante realizar uma avaliação médica, checar se a saúde está em dia. 

Fonte: Dra. Maria Betânia Senna com informações do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Eistein