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DR. LEME RESPONDE

Como se alimentar de forma saudável?

Uma alimentação saudável deve ser acessível física e financeiramente, saborosa, variada, harmônica, limpa, colorida.

Confira as dicas do Ministério da Saúde para incorporar na alimentação do seu dia-a-dia e de toda a sua família.

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1.  Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.

2.  Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras . Elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.

4. Coma feijão com arroz pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.  

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados (iogurte desnatado e queijos brancos) e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Evite frituras. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor. 

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes (1ml de álcool fornece 7kcal). Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada. Dê preferência ao consumo de líquidos nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Não é necessário que você tente adotar todos os passos de uma vez. Comece com os passos que você avalia que são mais fáceis de adotar no seu hábito alimentar e de sua família. Procure segui-lo todos os dias. O hábito se adquire com constância e persistência e é uma questão de tempo.

Fonte: Dra. Maria Betânia Senna com informações do Ministério da Saúde