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DR. LEME RESPONDE

Cuidados de Saúde no Carnaval

O carnaval está se aproximando e nesse período, a preocupação com diversão é tanta, que a maioria das pessoas só pensa em folia e muita diversão e se esquece dos cuidados mais básicos com a saúde.

O ideal é estar preparado para aproveitar essa maratona.  Então siga alguns conselhos para manter a energia sem detonar a saúde. 

  • Verifique se suas vacinas estão em dia. Nessa época do ano, os turistas lotam as cidades onde há festas e praias e a transmissão de doenças em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil.
  • Use preservativo em todas as relações. Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. A contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. A camisinha é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças.
  • Cuidado com o beijo na boca. Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo, por exemplo, mononucleose infecciosa, herpes labial.
  • Modere nas bebidas alcoólicas, pois elas desidratam. Intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.
  • Não exagere nas substâncias energéticas. Geralmente essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até a uma arritmia cardíaca. 
  • Faça o possível para se alimentar em horários regulares e dê preferência a alimentos leves. Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta. Prefira alimentos leves e ricos em vitaminas e proteínas, como frango e saladas bem preparadas, sanduiches naturais e sucos de frutas. Capriche no café da manhã, ele irá te sustentar e te dar todos os nutrientes de que você precisa.
  • Descanse. O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo até o final das festas. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento.
  • Prepare seu corpo para a folia com uma programação prévia de exercícios, que pode incluir aeróbica, musculação e alongamento.  Exigir muito do corpo sem preparo físico prévio pode trazer consequências como torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares.
  • Hidrate-se. O carnaval coincide com a estação mais quente do ano. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos (água, sucos de frutas, água de coco ou bebidas isotônicas).
  • Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. Use chapéu e protetor solar. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas.
  • Se for beber não dirija. O índice de acidente devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para casa dirigindo, isso é um grande risco e que pode ser evitado facilmente.

Aproveite ao máximo a festa e o feriadão, mas seja consciente. Tomando esses e outros cuidados você poderá curtir muitos outros carnavais.

Fonte: Dra. Maria Betânia Senna