Quais os benefícios da música para a saúde?
A música contribui para o bem estar geral do organismo e para a saúde plena do indivíduo. É terapêutica para todas as idades, sendo um instrumento de saúde, desenvolvendo potenciais, atuando na prevenção ou no tratamento de doenças.
Além do fascínio que a música exerce sobre a grande maioria das pessoas, ela estimula o sistema nervoso, ativando várias regiões do cérebro simultaneamente, ajudando na reabilitação de pessoas que sofreram um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A musicoterapia tem sido indicada por médicos das mais diversas especialidades como recurso terapêutico no tratamento multidisciplinar de inúmeras doenças: hipertensão arterial, dores crônicas, depressão e até câncer.
Outro grande avanço tem sido observado no acompanhamento de crianças autistas que trabalham com a musicoterapia. Elas tornam-se mais tranquilas, atentas e melhoram o interesse pelo mundo a sua volta, interagindo com outras pessoas.
Benefícios da música para a saúde
- Reduz e controla a pressão arterial;
- Estimula a memória e a concentração;
- Melhora a postura;
- Proporciona bem-estar;
- Aguça a sensibilidade;
- Melhora a autoestima;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda no tratamento da depressão;
- Alivia a dor;
- O canto auxilia na dicção, afinação e revigora a voz;
- Melhora a coordenação motora;
- Reduz o estresse e a ansiedade;
- Contribui na reabilitação de pessoas com autismo, lesões neurológicas decorrentes de derrame (AVC), mal de Parkinson e Alzheimer.
- Cria vínculos;
- Melhora a comunicação;
- Aumenta a capacidade de trabalho em equipe;
- Potencializa o valor de orações e meditações;
- Une culturas;