Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

O que é Varicocele? É verdade que causa infertilidade?

É a principal causa de infertilidade nos homens, estando associada às alterações na produção e qualidade dos espermatozóides.

A varicocele é a dilatação das veias dos testículos. Ocorre quando há uma insuficiência das veias de drenagem desses vasos, levando ao represamento do sangue e o aumento do volume destas veias, formando varizes.

Os testículos estão situados na bolsa escrotal (que fica fora do corpo), para que a temperatura se mantenha mais baixa que a temperatura do corpo. O sangue represado ao redor dos testículos leva ao aumento da temperatura testicular, prejudicando seu funcionamento. Além disso, este sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio. Consequentemente, pode ocorrer redução da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozóides, causando infertilidade.

A varicocele é mais comum na adolescência e no adulto jovem. Geralmente não produz sintomas, mas podem surgir desconforto local, aumento de volume escrotal e, mais raramente, dor testicular.

Uma grande porcentagem dos homens só descobre a presença da varicocele apenas na idade adulta, durante um exame de infertilidade. O exame físico feito por profissional médico, de preferência urologista, é fundamental para o diagnóstico.

O espermograma não deve ser considerado como método de diagnóstico da varicocele, mas é muito útil no acompanhamento dos casos.

É importante lembrar que nem todo o homem que apresenta varicocele será infértil ou terá alteração no espermograma.

Por ser uma doença silenciosa recomenda-se consultar periodicamente um Urologista desde criança.

Fontes:

1. Sociedade Brasileira de Urologia (http://www.sbu-mg.org.br)
2. Departamento de Reprodução Humana do Hospital São Paulo (http://www.hospitalsaopaulo.org.br)/MBS – 27.05.2015