Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Como podemos prevenir o câncer de próstata e que sintomas devemos observar?

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O INCA – Instituto Nacional do Câncer - estima que, em 2016, surgirão 61.200 novos casos no país.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.                                                                            

A grande maioria dos tumores de próstata cresce de forma lenta e silenciosa, o que justifica a importância da realização dos exames preventivos, que auxiliam no diagnóstico precoce da doença. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, tendo 90% de cura na fase inicial.

A prevenção contra o câncer de próstata deve ser iniciada entre 45 e 50 anos por meio dos exames anuais de dosagem sanguínea do PSA (proteína produzida exclusivamente pelo tecido prostático) e toque retal para avaliação das características de tamanho, forma e consistência da glândula. O toque retal é indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame. Para um diagnóstico final, é necessário realizar uma ultrassonografia transretal com biópsia.

Embora a próstata seja uma glândula pequena, necessita de muita atenção e cuidado, pois pode interferir na qualidade e expectativa de vida do indivíduo que entra no processo de envelhecimento. Portanto, para envelhecer com saúde bastam alguns cuidados simples, como a ida anual ao seu urologista e a realização de alguns exames de acompanhamento. 

Fonte: Ministério da Saúde | Instituto Nacional do Câncer