Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. O objetivo do movimento é conscientizar a população masculina sobre a importância do exame para detectar precocemente o câncer de próstata.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 47% dos homens em idade adulta nunca realizaram qualquer exame para detectar o câncer de próstata. Isso é alarmante, pois o diagnóstico antecipado aumenta as chances de cura.  

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Aproximadamente 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos. É uma doença que pode demorar muito para se manifestar. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente a doença já está em um estágio bastante avançado, diminuindo as chances de cura.  

No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens.

A prevenção contra o câncer de próstata deve ser iniciada entre 45 e 50 anos, por meio dos exames anuais de dosagem sanguínea do PSA e toque retal. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam atividade física diária, manutenção do peso e diminuição do consumo de álcool e tabaco.

O tratamento do câncer da próstata varia de acordo com as suas características, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia.

A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, tendo 90% de cura na fase inicial.

Fonte: Ministério da Saúde | Instituto Nacional do Câncer