Atendimento ao Cliente
71 3338.8555

DR. LEME RESPONDE

Qual a importância do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional popular que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença maligna que mais mata mulheres no Brasil e em todo o mundo. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é maior que 90%.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. Ele é mais comum em mulheres, sendo apenas 1% dos casos diagnosticado em homens.

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A mamografia ainda é o principal exame de rastreamento para o câncer de mama, podendo ser complementado pelo ultrassom e pela ressonância magnética, em alguns casos especiais.

A realização da mamografia no Brasil é lei e deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama e/ou o vários devem iniciar a prevenção antes, sendo a idade certa é definida pelo médico.

Qualquer alteração deve ser vista com atenção, seja na mamografia, durante o autoexame das mamas ou em exames de rotina. No entanto, essa alteração pode indicar cistos, nódulos e calcificações, mas não necessariamente um câncer de mama.

Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

Fonte: www.inca.gov.br